SIS UNIVERSITY
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 113
Data de inscrição : 15/08/2018
https://sisuniversity.forumeiros.com

Capítulo 9 : A Segunda Lei De Newton Empty Capítulo 9 : A Segunda Lei De Newton

Sex Ago 17, 2018 2:54 pm
Capítulo 9 : A Segunda Lei De Newton


Segunda Lei de Newton

A Segunda Lei de Newton estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele.

Como a aceleração representa a variação de velocidade por unidade de tempo, a 2ª Lei indica que as forças são os agentes que produzem as variações de velocidade em um corpo.

Também chamada de princípio fundamental da Dinâmica, foi concebida por Isaac Newton e forma, junto com outras duas leis (1ª Lei e Ação e Reação), os fundamentos da Mecânica Clássica.

Fórmula
Representamos matematicamente a Segunda Lei como:

FR= m.a

Onde,

pilha F com R subscrito com seta para a direita acima dois pontos espaço f o r ç a espaço r e s u l tan t e. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço s i s t e m a espaço i n t e r n a c i o n a l espaço é espaço o espaço n e w t o n espaço parêntese esquerdo N parêntese direito.
m dois pontos espaço m a s s a. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço s i s t e m a espaço i n t e r n a c i o n a l espaço é espaço o espaço q u i log r a m a espaço parêntese esquerdo k g parêntese direito.
a com seta para a direita sobrescrito dois pontos espaço a c e l e r a ç ã o. espaço A espaço u n i d a d e espaço n o espaço S I espaço estreito é espaço o espaço m e t r o espaço p o r espaço s e g u n d o espaço a o espaço q u a d r a d o espaço parêntese esquerdo m dividido por s ao quadrado parêntese direito

Força e aceleração são grandezas vetoriais, por isso estão representadas com uma seta sobre as letras que as indicam.

Sendo grandezas vetoriais, elas necessitam, para ficarem totalmente definidas, de um valor numérico, de uma unidade de medida, de uma direção e de um sentido. A direção e o sentido da aceleração será o mesmo da força resultante.

Na 2ª Lei, a massa do objeto (m) é a constante de proporcionalidade da equação e é a medida da inércia de um corpo.

Desta forma, se aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia.

Exemplo:

Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?

O módulo da força será encontrado aplicando-se a 2ª lei, assim temos:

FR = 15 . 3 = 45 N

As Três Leis de Newton
O físico e matemático Isaac Newton (1643-1727) formulou as leis básicas da Mecânica, onde descreve os movimentos e suas causas. As três leis foram publicadas em 1687, na obra "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural".

Primeira Lei de Newton
Newton se baseou nas ideias de Galileu sobre a inércia para formular a 1ª Lei, por isso, é também chamada de Lei da Inércia e pode ser enunciada:

Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta, com velocidade constante.

Em resumo, a Primeira Lei de Newton indica que um objeto não pode iniciar um movimento, parar ou mudar de direção por si, somente. É preciso a ação de uma força para provocar alterações em seu estado de repouso ou movimento.

Terceira Lei de Newton
A Terceira Lei de Newton é a Lei da "Ação e Reação". Isso significa que, para cada ação, há uma reação de mesma intensidade, mesma direção e em sentido oposto. O princípio da ação e reação analisa as interações que ocorrem entre dois corpos.

Quando um corpo sofre a ação de uma força um outro receberá a sua reação. Como o par ação-reação ocorre em corpos diferentes, as forças não se equilibram.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos