SIS UNIVERSITY
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 113
Data de inscrição : 15/08/2018
https://sisuniversity.forumeiros.com

Capítulo 10 - A Segunda Guerra Mundial : 1939 - 1945 Empty Capítulo 10 - A Segunda Guerra Mundial : 1939 - 1945

Qui Ago 16, 2018 9:26 pm
Capítulo 10 - A Segunda Guerra Mundial : 1939 - 1945


A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado da História da humanidade. Ocorrida entre 1939 e 1945, a guerra teve um saldo de mais de 50 milhões de mortos. Mas o leitor sabe quais países participaram da II Guerra Mundial e os motivos que os levaram a entrar em conflito?

Os principais países envolvidos na Guerra juntaram-se em dois grupos: os países do Eixo e os Aliados.

O Eixo Roma-Berlim-Tóquio era uma aliança formada pela Itália, Alemanha e o Japão. Eram países que possuíam uma organização política e social totalitária, com um controle muito forte das pessoas por parte do Estado. Os exércitos desses países e outros grupos paramilitares garantiam com forte repressão esse controle. Na Itália, os fascistas liderados por Mussolini haviam chegado ao poder na década de 1920. Na Alemanha, Adolf Hitler chegou ao poder em 1933 no comando dos nazistas. No Japão, a monarquia constitucional estava sujeita às ações dos generais do exército, que buscavam expandir os domínios imperiais para toda a região asiática que era banhada pelo oceano Pacífico.

Do lado dos Aliados, encontravam-se a Inglaterra e a França. A aliança dos dois países ocorreu para conter o avanço das tropas alemães sobre diversos países europeus, com o objetivo de impedir que Hitler conseguisse realizar seus planos de expansão sobre todo o continente. Durante a II Guerra Mundial, iriam se juntar aos dois países a URSS, que fora invadida pelos alemães em 1941, e os EUA, atacados pelo Japão em uma de suas ilhas no oceano Pacífico.

A II Guerra Mundial foi iniciada pela Alemanha. O país estava em grave crise econômica e política quando Hitler subiu ao poder. As principais causas da crise eram as indenizações que os alemães eram obrigados a pagar pela derrota na I Guerra Mundial e os efeitos da crise econômica mundial de 1929. Ao chegar ao poder, Hitler pretendia expandir o território alemão e criar o III Reich (Terceiro Império), ocupando boa parte do continente europeu e dominando os demais povos. Esse objetivo era por ele justificado como decorrente da superioridade da raça alemã sobre os demais povos, principalmente eslavos e judeus. Com essa visão racista, Hitler pretendia escravizar os eslavos e exterminar os judeus.

A primeira ação de Hitler foi a invasão da Polônia, em 1 de setembro de 1939. O objetivo era retomar territórios perdidos após a I Guerra Mundial. Ingleses e franceses já haviam declarado apoio à Polônia, e no dia 03 de setembro os dois países declararam guerra à Alemanha. Tinha início a II Guerra Mundial.

A partir desse momento, a Alemanha conseguiu importantes e rápidas vitórias, através da tática da guerra relâmpago (blitzkrieg, em alemão). Invadiram a Bélgica, França, Hungria, Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Holanda e a região dos Bálcãs. Disputas por regiões da Ásia e da África compuseram o espaço mundial da guerra, além de combates no oceano Atlântico. Os alemães realizaram intensos bombardeios aéreos na Inglaterra, mas não conseguiram ocupar as ilhas britânicas. Posteriormente, passaram a atacar os ingleses no mar, principalmente com submarinos.

As ofensivas garantiram um êxito muito grande e estimularam os líderes alemães a tentar ampliar suas conquistas. Um Tratado de Não Agressão entre Alemanha e URSS foi assinado em 1939. Mas em 1941 os nazistas descumpriram esse tratado quando invadiram a URSS, em 22 de junho. A partir daí o Exército Vermelho entrou na guerra, lutando contra os alemães. Esse foi um dos episódios mais sangrentos da II Guerra Mundial. Em menos de um mês, os alemães avançaram 750 quilômetros no território russo. Estima-se que cerca de 13 milhões de russos morreram em combates contra os alemães.

Apesar de toda a força do exército nazista, eles não conseguiram conquistar a URSS. Graças aos aspectos climáticos, regiões muito frias e úmidas, e a resistência dos soldados soviéticos, os alemães foram contidos. A batalha de Stalingrado representou uma das principais derrotas dos nazistas, caracterizando o processo de retomada dos territórios invadidos pelo exército alemão.

O contra-ataque aos alemães pelo front ocidental ocorreria após a entrada dos EUA na guerra. Após o ataque realizado pelos japoneses à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, os EUA passaram a lutar no oceano Pacífico, contra os japoneses, e auxiliaram os aliados na Europa. Os ataques em continente europeu ocorreram tanto a partir do sul da Itália, em 1943, para minar as forças do exército de Mussolini, quanto no território francês, ocupado pelos alemães.

A invasão da região francesa da Normandia em 1944, também conhecida por seu código, Dia D, representou o início da derrota alemã no front ocidental. Já fragilizado, o exército alemão não foi capaz de realizar a guerra em dois fronts: o ocidental, contra EUA e Inglaterra; e o oriental, contra a URSS. Rapidamente os aliados passaram a retomar todos os territórios que haviam sido conquistados pelos alemães. Em março de 1945, chegaram em território alemão. Em 28 de abril de 1945, os soviéticos chegaram a Berlim e tomaram a capital do III Reich. Dois dias depois, Hitler suicidou-se. Mussolini havia sido morto dias antes pela resistência italiana. Em 02 de maio, o exército alemão se rendeu, pondo fim à guerra na Europa.

Mas a II Guerra Mundial não havia ainda sido encerrada. O Japão resistia às investidas dos EUA, principalmente com os pilotos kamikazes, que em ações suicidas jogavam seus aviões cheios de bombas sobre os navios estadunidenses. Para acabar com a resistência, que já estava se enfraquecendo, os EUA utilizaram a arma mais mortal já fabricada pelo homem: a bomba atômica. Em 06 de agosto de 1945, uma primeira bomba foi jogada sobre a cidade de Hiroshima. A onda de calor gerada matou cerca de 140 mil pessoas. Três dias depois, uma nova bomba foi jogada, agora sobre Nagasaki, matando imediatamente mais 40 mil pessoas.

Com esse saldo trágico, teve fim a II Guerra Mundial.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos