Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 113
Data de inscrição : 15/08/2018
Ver perfil do usuáriohttp://sisuniversity.forumeiros.com

Capítulo 4 : A hipótese extraterrestre

em Sex Ago 17, 2018 2:15 pm
Capítulo 4 : A hipótese extraterrestre


Com a derrubada da teoria da abiogênese (ou geração espontânea), a teoria da biogênese se consolidou, tornando amplamente aceito que a vida só poderia surgir de outros seres vivos preexistentes. Entretanto, isso levou a um novo questionamento: como então teria surgido a primeira forma de vida na Terra? A hipótese da evolução molecular (ou evolução química) é a mais amplamente aceita pelos cientistas. Segundo esta hipótese, a associação de moléculas presentes na atmosfera primitiva teria levado a formação de substâncias cada vez mais complexas que seriam precursoras dos primeiros seres vivos.

A hipótese da evolução molecular, no entanto, não é a única para explicar a origem da vida. Há também os que acreditam que a vida teria sido criada por uma divindade (criacionismo) e os que defendem que a vida seria oriunda do espaço (panspermia).

O termo panspermia pode ser traduzido literalmente como “sementes em todos os lugares” (do grego, “pan” = tudo; “spermia” = semente). A primeira menção conhecida do termo panspermia foi feita pelo filósofo grego Anaxágoras (500 a.C – 428 a.C). Segundo ele, o universo seria constituído de sementes que, ao atingirem a Terra, teriam dado origem às formas de vida. O conceito de panspermia só voltou a aparecer em 1743, quando Benôitt de Maillet (1656 – 1738) propôs que a vida na Terra teria se originado de germes do espaço que caíram no oceano. Mais tarde, diversos cientistas passaram a defender a hipótese da panspermia, sendo Jöns Jacob Berzelius, William Thomson, Svante Arrhenius e Hermann Ritcher alguns dos principais nomes.

Existem várias vertentes da hipótese da panspermia já propostas. Vejamos algumas delas:

Lithopanspermia e panspermia balística
Proposta por Hermann Ritcher em 1865, a lithopanspermia consiste na ideia de que a vida teria chegado ao nosso planeta transportada por meteoros no meio interestelar. Há também a panspermia balística, cujo conceito é o mesmo, mas ocorreria num mesmo sistema solar.

Radiopanspermia
A radiopanspermia foi proposta por Arrhenius em 1908. Essa vertente defende que a aceleração produzida pela pressão de radiação das estrelas teria propagado formas microscópicas de vida pelo espaço.

Panspermia dirigida
A hipótese da panspermia dirigida defende que a vida teria sido dispersada pelo universo de forma deliberada por seres extraterrestres inteligentes. Um dos defensores de destaque dessa hipótese é Francis Crick, que conquistou um prêmio Nobel (juntamente com James Watson e Maurice Wikins) por suas descobertas sobre a estrutura molecular do DNA.

Pseudopanspermia
Segundo a hipótese da pseudopanspermia (ou panspermia molecular), as moléculas orgânicas complexas que acredita-se serem precursoras da vida — tal qual postulado pela a hipótese da evolução molecular — seriam advindas do espaço, ao invés de terem sido formadas na Terra a partir de moléculas da atmosfera primitiva.

Até os dias de hoje não se chegou a um consenso sobre a origem da vida na Terra e nem foram encontradas formas de vida em outros planetas, entretanto a hipótese da panspermia ainda suscita debates.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum