Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 113
Data de inscrição : 15/08/2018
Ver perfil do usuáriohttp://sisuniversity.forumeiros.com

Capítulo 11 - Europa

em Sex Ago 17, 2018 1:14 pm
Capítulo 11 - Europa


A Europa é o continente que moldou boa parte do jeito de ser do mundo todo, especialmente do mundo ocidental, graças ao seu histórico de colonização (todos os outros continentes em algum momento foram totalmente ou parcialmente colonizados por países europeus). Até o idioma em que este texto está escrito (português) é de origem européia.

É importante notar que apesar de ser convencionada como um continente, considerando fatores políticos/históricos/culturais, na realidade o continente é a Eurásia (Europa + Ásia) já que todo o continente é separado por oceanos e mares, enquanto que a Europa e a Ásia são terras continuas, que são separadas apenas pelos montes Urais (que vão do Cazaquistão, passando pela Rússia até o Ártico).

Esta separação convencionada do continente eurasiático considera as dificuldades que sempre existiram para o contato entre os povos dos dois lados dos montes Urais. Também é esta divisão que faz com que alguns países estejam simultaneamente na Europa e na Ásia, como o caso da Rússia e da Turquia. Como essa divisão for formalizada por conta das gritantes diferenças históricas e culturais entre as civilizações asiáticas e as civilizações europeias, países como a Rússia (por sua maior proximidade cultural e histórica com a Europa) são contados mais na Europa do que na Ásia (mesmo que a maior parte de seu território esteja na Ásia.

Vários são os povos do passado e de grande fama que habitaram a Europa: Latinos, Celtas, Saxões, Anglos, Germânicos, Eslavos, entre outros. O continente quase todo foi dominado pelo Império Romano (latinos), porém posteriormente os demais povos europeus (bárbaros) foram paulatinamente derrubando o Império de Roma.

Regionalização e aspectos políticos
Entretanto, existem diferenças marcantes dentro da própria Europa. O Leste Europeu possui uma cultura própria e que se aproxima em alguns casos da cultura asiática (especialmente aquela do Oriente Médio), enquanto que a Europa Ocidental possui uma cultura diferenciada e que é aquela que se expandiu por boa parte do mundo, especialmente pelas Américas e Oceania. Esta maneira de regionalizar a Europa torna evidentes as várias diferenças artísticas, linguísticas e até religiosas entre as duas europas (com o Leste Europeu sendo predominantemente ligado a Igreja Ortodoxa ou ao catolicismo das igrejas uniatas, enquanto que o ocidente europeu está ligado ao Catolicismo Romano tradicional, especialmente nos países latinos, ou ao protestantismo).

Esta distinção entre o Leste Europeu e o resto do continente foi ainda mais marcado após a revolução russa em 1917, que implantou o socialismo neste país e posteriomente o difundiu no Leste Europeu com a formação da União Soviética. O período posterior ao da segunda guerra mundial, quando se inicia a Guerra Fria, é aquele período em que fica consolidade a chamada Cortina de Ferro com os países socialistas/comunistas do Leste Europeu formando uma barreia que isolava o Leste Europeu do mundo ocidental. Esta divisão perdurou até o inicio dos anos de 1990, quando a União Soviética terminou e os vários países que compunham a mesma, ou estavam sob influência direta dela, abandonaram o regime socialista.

A divisão da Alemanha e a queda do Muro de Berlin foram os símbolos dessa era e do seu fim, já que após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas: A Alemanha Ocidental capitalista e a Alemanha Oriental socialista, sendo que cada uma delas estava diretamente relacionada com uma das regiões europeias. Quando as duas Alemanhas se unificaram e o muro que dividia a capital Berlin em duas foi derrubado, deu-se inicio ao processo de reaproximação entre as duas regiões europeias anteriormente divididas pelo regime político e econômico.

A Europa possuiu também duas organizações políticas-militares, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que defendia os interesses dos países capitalistas da Europa Ocidental e também da América (esta organização continua ativa), enquanto que os países socialistas do leste europeu contavam com o finado Pacto de Varsóvia. Estas diferenças fizeram florescer na Europa os chamados grupos de política dissidente, especialmente o eurasianismo que defende que há um modo de vida da Eurásia (na realidade do Leste Europeu e da Ásia) que se opõe ao chamado atlantismo (Europa Ocidental e América), tendo como sua principal figura o Sr. Alexander Dugin que é um dos homens fortes do presidente russo Vladimir Putin.

Existem redutos na Europa que ainda reivindicam uma herança soviética, é o caso da região rebelde da Transnistria na Moldávia, que reinvindica ainda a continuidade do governo soviético na região. A Bielorrúsia ainda possui um governo com certa inspiração nos moldes soviéticos e a própria democracia capitalista da Rússia é bem questionada, considerando-se que a mesma ainda herdou algo do autoritarismo de certo período soviético.

Aspectos Econômicos
Atualmente, o bloco econômico que existe na Europa é a União Européia, que vinha consolidando como a união política e econômica dos países que são membros, já que houve a adoção de uma moeda comum (Euro) e a criação de um parlamento europeu. Entretanto, recentemente a União Européia tem começado a encontrar dificuldades de aceitação, especialmente após o BREXIT (Reino Unido se desligou da União Européia por vontade popular).

De modo geral, atualmente a Europa é formada por países capitalistas desenvolvidos ou em desenvolvimento (o primeiro caso especialmente na sua região ocidental e o segundo na sua região oriental, já que o Leste Europeu é a parte menos desenvolvida da Europa). Tendo como destaque entre os países em desenvolvimento a Rússia, que mesmo com o fim da União Soviética continua sendo a economia mais forte do Leste Europeu e com grande influência política, econômica e militar na região.

Aspectos Físicos
O relevo Europeu é predominantemente baixo, sendo a quase totalidade do seu território formado por planícies. As exceções são algumas formações mais antigas na área da Escandinava (Alpes Escandinavos) no norte do continente e os Montes Urais na fronteira com a Ásia. No Centro-Sul, na região da Itália e Grécia existem alguns montes formados mais recentemente, por serem formações mais recentes, ainda são áreas bem instáveis do ponto de vista tectônico e portanto podemos ver a ocorrência de vulcões e terremotos.

O continente Europeu está quase todo situado na região temperada, não havendo grandes variações climáticas ao longo do mesmo. No sul predomina o clima mediterrâneo (famoso por ter um verão seco e um inverno chuvoso em oposição aos demais climas), nos montes o clima frio de montanha, nas costas ocidentais o clima temperado litorâneo (que inclusive recebe forte influência de uma corrente marítima quente que vem da América do Norte, corrente do México, e ameniza o rigor dos invernos impedindo o congelamento da água marítima), mais para o interior o clima temperado continental e no extremo norte o clima começa a sofrer influência do frio Ártico formando o clima subpolar que possui duas vegetações diferenciadas do resto do continente (Taiga e Tundra). Existe também uma área de clima semiárido na depressão Caspiana, em uma porção mais ao norte que fica entre o Mar Cáspio e o Mar Negro.

Por ser predominantemente temperada, a Europa possui as quatro estações do ano muito bem demarcadas: verões quentes, invernos frios (chegando a nevar), outono com a perda das folhas das árvores e a florida primavera. As florestas temperadas, típicas da Europa, estão demasiadamente desmatadas pelo imenso desenvolvimento deste continente, especialmente ocupado por áreas urbanas, mas também por áreas rurais.

A vegetação das regiões subpolares é a floreste de coníferas (Taiga), ou floresta boreal, formada por pinheiros. Outra vegetação presente é a tundra que só aparece no período de degelo, formada por vegetações herbáceas e musgos, com acelerado ciclo de vida.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum