Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 113
Data de inscrição : 15/08/2018
Ver perfil do usuáriohttp://sisuniversity.forumeiros.com

Capítulo 8 - Principais Diferenças entre o Sistema Capitalista e o Socialista

em Qui Ago 16, 2018 9:30 pm
Capítulo 8 - Principais Diferenças entre o Sistema Capitalista e o Socialista


O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.

Capitalismo e Socialismo foram dois sistemas econômicos que disputaram a hegemonia no mundo ao longo do século XX.

Neste texto, vamos focar principalmente nas diferenças entre os dois sistemas.

Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico baseado nas trocas de bem por dinheiro e onde as algumas pessoas são donas das propriedades e dos meios de produção.

É difícil precisar a origem no tempo e no espaço do capitalismo, pois este foi se desenvolvendo ao longo de séculos.

No entanto, observamos sua gênese no século XVI quando a Europa Ocidental passava do Feudalismo para o Mercantilismo e a valorizar o dinheiro como principal meio de troca por serviços e produtos.

Leia mais sobre Capitalismo.

Socialismo
O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia.

Desta maneira, um grupo de intelectuais de diversas nacionalidades como Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels, Saint-Simon, Robert Owen, idealizaram uma sociedade onde a propriedade e os meios de produção estariam nas mãos do Estado ou pertenceria à coletividade.

Alguns países tentaram implementar o socialismo como sistema econômico e coletivizaram os meios de produção como Cuba, a União Soviética, China e Vietnã.

Saiba mais sobre o Socialismo.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum